Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Não sejas engraçadinha!

Como é costume dizer nestas lides "Este é um blog sobre tudo e sobre nada"

Não sejas engraçadinha!

Como é costume dizer nestas lides "Este é um blog sobre tudo e sobre nada"

Onde estavas no 11 de setembro de 2001?

Ao longo da nossa vida passamos várias vezes pelo ‘primeiro dia do resto da tua vida’.

O primeiro dia de escola, o primeiro dia de trabalho, o primeiro dia depois de uma longa doença, o primeiro dia depois de se ter um filho, o primeiro dia de trabalho depois de se ter um filho…

11 de setembro de 2001 foi, para mim, um desses ‘primeiro dia do resto da tua vida’.

Foi uma terça-feira e foi o meu primeiro dia de trabalho depois de gozar a minha licença de casamento.

Foi a minha mãe que me disse, na véspera:

‘amanhã começas uma nova etapa… é o primeiro dia do resto da tua vida... nada será igual, tens que estar preparada … e ter muita calma!’ (sim, Senhora Minha Mãe conhece muito bem a sua cria mais velha, principalmente o meu feitio soviético – era assim que o meu Paulo se referia às minhas mudanças repentinas de humor!)

...

Cheguei ao trabalho nessa manhã com um álbum de fotografias do casamento para mostrar às colegas… todas a tratarem-me por noiva, todas a cumprimentar-me, as fotografias a correr nas mãos de todas, eu a contar as histórias do dia da casamento e da lua-de-mel, e blá, blá, blá… um galinheiro!

Começámos a ouvir os primeiros rumores… ouviram as notícias… já viram o que se está a passar em Nova York… estão a atirar aviões contra prédios… A  meio da manhã, porque os rumores não paravam de subir de tom, alguém acendeu uma televisão que estava numa sala de reuniões... íamos passando e ficávamos hipnotizados a olhar para o ecrã… com um ar incrédulo... cai a primeira torre… cai a segunda torre… um silêncio…

De repente veio-me à ideia … ‘o primeiro dia do resto da tua vida’… com certeza, no meio daquele caos todo, havia pessoas que também estavam a ter ‘o primeiro dia do resto da tua vida’. Pessoas que estavam a regressar ao trabalho depois de se terem casado, como eu… pessoas que estavam a regressar ao trabalho depois de terem filhos… pessoas que estavam a regressar ao trabalho depois de terem deixado filhos na escola pela primeira vez….

Um atentado terrorista marca uma pessoa para sempre, seja em que dia for... para quem passa por um atentado terrorista suponho que também olha para o dia seguinte como 'o primeiro dia do resto da tua vida', porque nada volta a ser como antes...

Sempre que surgem notícias de mais um atentado terrorista em qualquer parte do mundo, lembro-me desta frase.

 

Apesar de ter sido lá longe, na América, o atentado às Torres Gémeas, em Nova York, também contribuiu e muito para complicar os meus primeiros tempos de vida de casada. O meu Paulo trabalhava no setor da gestão de carga aérea. Da mesma forma que todos os procedimentos de segurança foram alterados para o transporte de passageiros, o mesmo aconteceu para a carga transportada nos aviões. Até que todos os procedimentos se estabilizassem… foi uma loucura… longos meses a pôr o jantar na mesa à meia-noite...

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Follow

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D