Oh senhores do Metro de Lisboa...
... apenas algumas perguntas, depois de ter levado quase uma hora para fazer a Linha Vermelha, na passada 4ª feira.
1º. Porque carga d’água é que a Linha Vermelha começa em S. Sebastião?
Por mais voltas que dê à minha cabeça de funcionária pública, não consigo entender o que é que a zona de S. Sebastião tem de tão crucial para merecer ter o cruzamento de duas linhas de metro… Reparem, quando há merda na linha vermelha, ou seja, quando há avarias na sinalização ou num comboio, aos utentes que chegam pela linha azul resta uma única solução… andar para trás… ou seja, voltar para a linha azul (sim... são 4 lances de escadas) e continuar para trás até ao Marquês de Pombal ou seguir para Sete Rios, porque são as zonas de Lisboa com mais alternativas de transporte… reparem bem na palavra que utilizei… ALTERNATIVAS!
Em S. Sebastião NÃO HÁ ALTERNATIVAS (a não ser andar para trás), nem uma miserável carreira de autocarro de jeito passa em S. Sebastião!
2.º Porque carga d’água é que TODOS os comboios do metro têm que parar sempre em TODAS as paragens?
Voltando à linha vermelha. Acompanhem o raciocínio desta gaja que ama gatos:
Em S. Sebastião entram 50 gatinhos no comboio (são os gatinhos que vêm da linha azul, ou seja, vêm da baixa). No Saldanha entram mais 60 gatinhos no comboio (são os que vêm da linha amarela) e na Alameda entram mais 60 gatinhos (chegados da linha verde). Temos o comboio cheio com 170 gatinhos.
Depois da Alameda, todos os 170 gatinhos vão dar um passeio por Lisboa… Olaias, Bela Vista, Chelas, Olivais, Cabo Ruivo. Em todas estas paragens entram e saem um pequeno punhado de gatinhos… entram 3, saem 4, entram 5, saem 10, nada que afete sobremaneira o número de gatinhos que estava no comboio quando saímos da Alameda.
Finalmente, chegamos à estação do Oriente (Expo)…. saem do comboio 150 gatinhos. Ficam uns 20 gatinhos no comboio, dos quais 15 vão para o Aeroporto, não sem antes pararem em Moscavide e na Encarnação...
Isto acontece todos os dias. Acontece exatamente a mesma coisa com as duas carreiras de autocarros da Carris, que circulam entre a Baixa e a estação do Oriente.
...
Senhores do Metro (e já agora também da carris),
Nunca ouviram falar de comboios/autocarros expresso?
Será assim muito difícil criar algumas carreiras, pelo menos nas horas de ponta, que, depois da Alameda ou da Baixa só parem na estação do Oriente?