Esta miúda é um espetáculo!
Chegaram as notas do primeiro período de aulas de Sobrinha Mai'Linda.
Mana Querida foi à reunião de encarregados de educação e veio de lá de peito inchado.
A pauta da miuda é só quatro e cincos, mais quatro do que cincos, é certo, mas tudo bem! Fantástico!
Só por lá andam duas disciplinas classificadas com 3.
Uma já é um odiozinho de estimação desde os tempos da escola primária: educação física.
O dia da educação física é só o pior dia da semana. Primeiro porque tem que correr ("oh mãe... o Zé dá três voltas a correr e nós ainda só demos meia volta...", leia-se nós as miúdas), depois porque tem que ir para a escola de FATO DE TREINO. Estamos a falar de criatura que ADORA saias de xadrez com pregas e vestidos e collants e golas à camões e folhos e laços. Já é dificil convencê-la a vestir uma calças e um polar, tipo... roupa mais confortável para um dia inteiro na escola! Um fato de treino é só o artigo de vestuário mais inconcebível que se pode imaginar... "olha só para isto... parece que vou de pijama!"
A outra é um ódiozinho mais recente. Nasceu logo nas primeiras semanas de aulas do 5º ano: educação musical.
A miúda não gosta do pífaro nem barrado com nutella. Volta e meia estou em casa e começo a receber videos no messenger. Lá está ela de volta do instrumento a treinar... pi, pó, pi, pi, pó, pó, pi, pi, pi... uma imagem do mais puro sofrimento. Ás tantas lá se ouve o pífaro a ser atirado para o canto, "oh mãe... mas porque é que eu tenho que saber isto... eu nem sequer quero ser cantora!"
Vamos fazendo a nossa parte, com os ouvidos em sangue, é certo, mas temos que fazer a nossa parte: tudo bem, não gostas, não gostas! Mas tens que fazer os mínimos!
Fazemos a nossa parte e rezamos muito, pedimos MUITO a todos os santos e anjos e arcanjos, para ela nunca ganhar um ódiozinho de estimação ao português, às ciências, à história, à geografia, às linguas estrangeiras e, especialmente, à matemática e à físico-quimica, que, para nós, estão ao nível das ciências ocultas!