Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Não sejas engraçadinha!

Como é costume dizer nestas lides "Este é um blog sobre tudo e sobre nada"

Não sejas engraçadinha!

Como é costume dizer nestas lides "Este é um blog sobre tudo e sobre nada"

Acabadinho de ler

A Mulher, Meg Wolitzer.

Lembram-se da Meg Wolitzer? Já vos falei dela quando li ‘Os Interessantes’.

am.jpg

Este é um livro sobre feminismo. O cenário, pelo menos no início, é o mesmo do filme, que também gostei muito, ‘O Sorriso de Mona Lisa’. Não sei porquê, mas olhei sempre para este livro como a continuação daquele filme.

A América dos anos 50. Jovens mulheres que foram chamadas a tomar as rédeas da vida, enquanto os homens andavam na guerra. Jovens mulheres que até podem ir para a universidade, mas de quem a sociedade espera que aprendam apenas o suficiente para serem excelentes donas de casa, para poderem receber os amigos dos maridos e possam ter conversas inteligentes sobre temas como arte, história ou literatura.

A narradora do livro, Joan Castleman, fez-me lembrar uma das personagens do filme. Mulheres com uma inteligência acima da média, com um futuro profissional muito promissor, mas que decidiram ser aquilo que a sociedade esperava delas. Decidiram ser donas de casa, mães, as ‘mulheres de…’.

Joan é a mulher de Joe Castleman, o grande romancista. A história começa a bordo de um avião, numa viagem transatlântica entre a América e a Finlândia, onde Joe vai receber o prémio literário de uma vida. Na viagem de ida, Joan decide que vai pedir o divórcio e começa a relembrar toda uma vida.

O livro descreve a relação entre homens e mulheres, o papel da mulher na sociedade, a forma como a mulher é vista, percebida pelos homens de forma crua, amarga, revoltada. Está cheio de frases que são socos na barriga.

Definitivamente gosto muito desta Meg Wolitzer.

 

PS: este livro foi adaptado para o cinema. A atriz que faz de Joan Castleman é… a GLENN CLOSE. Promete, não é?

Se bem que eu sou sempre da opinião que os filmes NUNCA conseguem traduzir completamente o que o autor escrever, mas com a Glenn Close fica-se mais perto...

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Follow

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D