Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Não sejas engraçadinha!

Como é costume dizer nestas lides "Este é um blog sobre tudo e sobre nada"

Não sejas engraçadinha!

Como é costume dizer nestas lides "Este é um blog sobre tudo e sobre nada"

Quase a chegar aos 100

Fogo.jpg

Portugal, 2017.

Quase 100 mortos devido aos incêndios florestais.

Todos procuram culpados. De quem é a culpa?

...

A culpa é do Governo que anda, há decadas, a ceder à pressão dos lobbys, a brincar ao planeamento do território, que anda há anos a desinvestir numa política de prevenção e aposta sempre numa politica de combate a incêndios, que não tem mão pesada na punição dos incendiários, que depois da tragédia de Pedrógão e vendo que o verão se prolongava, ainda assim deixou que a fase Charlie terminasse, com a consequente desafetação de recursos afetos à vigilância e prevenção dos incêndios.

A culpa é das Câmaras Municipais que andam há demasiados anos a brincar aos PDM’s, que não apostam na formação contínua das suas populações, não só em comportamentos preventivos contra os incêndios, mas sobretudo na importância do ordenamento do território, da reorganização da floresta.

A culpa é das populações que vivem no meio do pinhal, mas não cuidam do seu bem mais precioso. Populações que se conseguem organizar para fazer a festa da aldeia, mas não se organizam para proteger o sitio onde vivem. Pessoas que têm pedaços de pinhal, lá no meio das montanhas, nem sabem muito bem onde fica, porque já não vão lá há muito tempo, mas nem pensar deixar passar lá um estradão corta fogo...

...

A culpa é de todos nós.

Quando foi a tragédia de Pedrógão eu disse que achava que 64 mortos não iam chegar para mudar mentalidades… e 100 mortos, será que já chegam?

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D